Divino Mestre lá e cá

Em mais um dos memoráveis episódios – por preservar a memória de personagens, datas da história e pela especialidade da produção -, o ‘De Lá pra Cá’, da TV Brasil, sob apresentação de Vera Barroso e Ancelmo Gois, trouxe Domingos da Guia.

O craque originário do Bangu, com passagens por Flamengo, Vasco, Corinthians, é verbete indispensável para o futebol brasileiro e sul-americano, campeão que foi também pelo Nacional (Uruguai) e Boca Juniors (Argentina).

A sonoridade do nome confunde o desatento espectador/leitor a pensar que Domingos tenha sido Ademir, aquele do Palmeiras. A confusão faz sentido, pois o ‘da Guia’ zagueiro dos anos 30 e 40 é o pai do cabelo de fogo que ostentou a 10 do time paulistano entre as décadas de 60 e 70.

Contribuem para complicar o torcedor menos informado as alcunhas que ambos conquistaram no futebol: “Divino Mestre”, para o Seu Domingos, e “Divino”, para o meio-campista alviverde. O primeiro, ganhou o apelido na passagem pelo Uruguai, e o filho, na academia da Rua Turiassu.

O zagueiro ainda participou com a Amarelinha, que era Branquinha, entre alguns torneios, da Copa da França de 1938.

Os dois jornalistas, Ancelmo e Vera, falaram mais e com várias testemunhas, reforçaram o papel do bairro Bangu para este esporte no país ao trazer duas das guias da bola!

Publicado em 29.03.2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.