Punk/Hardcore Cristão – Pogando com o Senhor!

23-06-2015b

A descoberta veio de uma divulgação de show… Recebido um flyer virtual, fiquei conhecendo um pouco do Hardcore Cristão, ou para os ligados no inglês, Christian Hardcore. Na verdade, pensava que era um festival “comum” de Hardcore, explico: com as divisões mais conhecidas do estilo, inclusive o pasteurizado e adorado no momento, o dos “cavanhaques style”!

Gritos

Gritos

Discípulos

Discípulos

Vibrei quando soube que era uma secção do HxCx que eu não conhecia. Havia assistido a algo sobre o Rock gospel (!), mas nada que o especificasse muito. Assim, aproveitei o contato e conversei com o Rodolfo Moreira, um dos organizadores do Alternative Festival, em destaque, o tema esse tal HxCx Cristão. Suas grandes bandas, nacionais e internacionais, a disseminação de público, a extensão do movimento dos três acordes do Senhor, e claro, o festival.

Cristeros

Cristeros

Ressurreição

Ressurreição

Bem Aventurados

Bem Aventurados

Para o festival, já tem prometida a segunda edição, no ano que vem, talvez confirmando a ideia dos organizadores como um “acidente” de percurso o fato de bandas que estavam escaladas, em cima da hora, desmarcarem as apresentações e confirmarem que não iriam mais participar do evento, bem como do público, que reivindicou as atrações e findou sem comparecer ou alimentar a cena. No mais, o grato entendimento de outra proposta de oposição ao modelo econômico neoliberalista, além de (tentar) entender essa recente “mutação” do Hardcore. Conhecer é sempre instigante, inclusive para que o seu “julgamento final” ante o HxCx Cristão seja a partir de opiniões, e não de preconceitos.

Vida Real

Vida Real

Vida Real

Vida Real

Cristeros

Cristeros

> > >

A_Luzerna_Falas Ricardo Santos Em que consiste a mensagem dessa vertente, o “Hardcore Cristão”? Onde surgiu esse movimento? Há mescla entre católicos e protestantes?

A_Luzerna_Falas Rodolfo Moreira A mensagem do Hardcore Cristão consiste apenas na evangelização através do estilo, conseguimos ter mais proximidade com as pessoas que não são de igreja, afinal, chegar em um punk com uma Bíblia é mais difícil. Agora, se nós chegarmos com um cd de Punk Rock Cristão, conquistamos a amizade e sim, podemos mostrar o lado bom de conhecer a Deus e continuar curtindo HxCx dentro da igreja.

O movimento surgiu nos EUA. Os jovens que curtiam Hardcore começaram a frequentar a igreja, daí surgiu a necessidade de criar uma cena dentro da própria igreja. O surgimento das bandas foi inevitável e o movimento está aí, firme e forte. O movimento é composto por maioria protestante, mas a cena católica vem crescendo e vem despontando muitas banda legais, que levam mensagens bastante positivas.

A_Luzerna_Falas RS Quais as principais bandas do estilo, tanto aqui no Brasil quanto no exterior?

A_Luzerna_Falas RM No Brasil tem ‘The Flanders’, ‘Ressurreição’, ‘Vida Real’, ‘Maria Madalena’, ‘Gritos’, ‘Only Way’ e outras que compõem o underground. Já na gringa, têm aquelas que são conhecidas até no meio secular: ‘Dogwood’, ‘Element 101’, ‘MXPX’, ‘Slick Shoes’, ‘Ghoti Hook’, ‘Hang Nail’, ‘Stave Sacre’, ‘The Cootes’, etc…

A_Luzerna_Falas RS Como se dá a sobrevivência desse HxCx Cristão? Há apoio de igreja ou de alguma fundação?

A_Luzerna_Falas RM HxCx Cristão é meio que auto-gestionário (sic), não existem grandes gravadoras, grandes selos para fazer a distribuição de materiais. Cada um contribui da sua forma. Tem apoio da igreja e até alguns patrocínios dão uma força, mas ainda é pouco. A maioria das atividades que acontece dentro do movimento é feita na raça mesmo. Cada um colabora de sua forma, por exemplo: no Alternative Festival, só o espaço foi cedido pela igreja, o resto foi tudo nós que providenciamos, e mesmo assim ficou bem feito. Pena que aconteceram alguns problemas.

A_Luzerna_Falas RS Interessante a saudação que você usa ao final dos e-mails: “Paz, Saúde e Revolução”! Essa revolução seria de que forma, segundo o que defende os cristãos do Hardcore?

A_Luzerna_Falas RM Adorei a pergunta. A revolução que os cristãos defendem é uma revolução de almas, que todos possam chegar um dia a conhecer o amor de Deus, mas essa frase que eu particularmente uso é baseada na luta de um povo que vive oprimido e é submetido a leis injustas. Um povo que é explorado diariamente, que morre de fome todos os dias em baixo das pontes. Nós, cristãos, temos um compromisso social muito grande; Jesus quando veio ao mundo veio aos pobres, por isso uso essa frase e acredito que só haverá Cristianismo verdadeiramente com a destruição do capitalismo, esse sistema sujo e desumano.

A_Luzerna_Falas RS Vocês interagem com alguma outra facção do Hardcore? Já teriam sofrido “perseguição” por parte de diferentes grupos?

A_Luzerna_Falas RM Eu interajo sim, me simpatizo com o movimento Straight Edge. Têm muitas pessoas que compõem outros movimentos também, mas isso já é uma coisa de cada um. Você falou a respeito de perseguição de outros movimentos, isso nunca aconteceu. É bem tranquilo, somos bem aceitos e muito respeitados.

A_Luzerna_Falas RS O Dissonância chegou a vocês graças a um e-mail recebido da organização do Alternative Festival, que aconteceu no mês passado (novembro/2003). Enfim, aproveite o espaço e sintetize como foi o evento, pois segundo nossas conversas pós-realização, empecilhos de ordem estrutural – bandas que desistiram a poucas horas do evento, e consequentemente, prejuízo da comissão organizadora – apareceram para dificultar o resultado final.

A_Luzerna_Falas RM Isso foi uma coisa muito desagradável, ficamos tristes. Essas pessoas não têm noção do trabalho que dá para organizar e do custo que tivemos de arcar tudo do nosso bolso, mas isso é o de menos e nós já superamos. Bastante gente colaborou e conseguimos sanar os prejuízos. O pior foi ser chamado de anti-Cristo, quando ligamos para o ‘Life to Life’, uma das bandas que iria compor o evento. Eles nos chamaram de anti-Cristo, veja só? Isso que foi o pior, nos preocupamos em ligar para saber se estavam a caminho e se estava tudo bem. Fomos agredidos verbalmente, e com certeza eles não devem saber o significado da palavra educação, porque isso não demonstraram.

O ‘FDC’, outra banda que iria compor o evento, não compareceu, pelo menos eles tiveram a humildade de se desculpar, e como nós somos cristãos, perdoamos. O ‘Maria Madalena’ não compareceu, devido à banda para a qual iriam abrir o show aqui em São Paulo ter cancelado o evento. De resto, foi tudo bem, embora a ausência de público tenha nos deixado entristecidos, mas valeu pelas pessoas que compareceram e presenciaram o evento.

A_Luzerna_Falas RS Espaço Livre.

A_Luzerna_Falas RM Obrigado por nos ajudar, no ano que vem tem o Alternative 2 e conto com você. Muito obrigado pela oportunidade da entrevista! Muita Paz, Saúde e REVOLUÇÃO.

por Ricardo S.
Imagens: Divulgação/Alternative F.
(Publicado originalmente em 2003)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.