Outro material que repousava no “Favoritos”, o minidocumentário “Pelas mãos de São Marcos” apresenta muito bem os dois últimos embates entre Palmeiras e Sport, em 2009, pela Libertadores.
O detalhe é que desde 2008 as rusgas entre o Porco e o Leão aumentavam. Ou melhor, na Segunda Divisão do Brasileiro, em 2003, os duelos foram no mesmo nível de 5, 6 anos depois. Sem jogo morno. E nas partidas entre 2008 e 2009, o Sport levava vantagem.
Pelo que consta, o vídeo foi publicado no próprio canal (YouTube) do diretor, que transformou 180min e decisão nos pênaltis em 10min para neurônio não reclamar, inclusive pelo texto e trilha sonora. Só errou na previsão de uma legenda ao final, que afirmava que o Palestra seria campeão.
Por isso, ao ver o “professor” Luxa no banco do Palmeiras, veio à mente um comentário na apresentação do profexô no Grêmio, em Porto Alegre, um repórter garante que ele veio para “a maior rivalidade do mundo”! As circunstâncias também pesam nessa história de rivalidade, não é sempre que a local se encontra totalmente apimentada. Três, quatro resultados adversos e em partidas não tão distantes, decisivas, está garantida a birra, o tabu noticiado… a rivalidade. Entre qualquer clube. (Ricardo S.)
Publicado em 25.02.2012