Nascido para ser construtor!

30-04-2014a

| Imagem: Reprodução/Albrecht Dürer |

“A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas”.

Recebera novamente o panfleto, estilo marcador de páginas, com a expressão acima. Havia uns três meses que a frase definitiva surgira à mão, sem um centavo em troca. Além da certeza que carrega, viera em momentos iguais, o sopro da vilania da vila. E não é a do sossego. Mas de lugar no qual é comum comer e compartilhar, na marra, derivados da “farinha do desprezo”, diriam Jards e o Camisa.

Como existe a “questão de Estado”, há a “questão de família”. Deus, Pátria e Família.

O texto na íntegra, transcrito. De “Atos 4.11-12”:

Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.

Entrega rara hoje em dia. Deixar um papel cujo pedido vem em capítulo, versículo, publicidade à Idade Antiga, sem patologia drástica a ser curada – não esquecer do velho dízimo subentendido! Imaginar que milhões e milhões leem esse trecho na Bíblia. A dúvida não é cristã, é quando recorre a este exemplo bíblico nas várias escalas sociais. Ou de envolventes personagens da realidade. Para viver em f(r)icção. Excluir. Construtores. Pedras rejeitadas por entulhos.

No meio de crentes de múltiplos templos, inclusive os sociais, que fazem uso dessa leitura, lidar com frieza perante o próximo, invasão de privacidade, entre outros, imaginaria-se menor incidência na sociedade.

Leitura dinâmica. Ou por conveniência. Ou mais que isso.

Interrogação recorrente e atual também perante os dados-reflexos de feiras do livro, bienais, seminários, zines, bandas, fóruns. Pretenso acesso à cultura como dieta para umbigo sarado e seus tipos neo-lombrosianos.

A onda é virar o quanto antes construtor, montar a sua pedreira. Nascido para ser construtor sapiens! “Com jeito pro negócio!” Idade da Pedra Lascada renomeada.

Pedras sobre pedras. ¡Pero de algunas no olvidarán!

░░░░░░░░░░░░

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.