Nossa libertação é uma ameaça

  “Redes de Dominação Social:

   Como bilionários usam as redes sociais para nos manipular e o que podemos fazer”.

   (por Antimídia, 2026)

“Todos os dias, bilhões de pessoas usam as chamadas ‘redes sociais’ corporativas para se comunicar, difundir ideias, se informar e se entreter. Mas essas plataformas não são neutras. Instagram, facebook e X, entre outras, são redes de propriedade de bilionários como Elon Musk e Mark Zuckerberg, que usam seus algoritmos para maximizar seus lucros e manter a ordem social que mantém eles no topo e a esmagadora maioria da população sendo explorada para seu benefício. Eles moldam nossa percepção da realidade ao filtrar todo o conteúdo que vemos, controlam o alcance de nossas publicações e expulsam aquelas pessoas que se tornam um incômodo. E nós ainda os recompensamos por isso, criando gratuitamente conteúdo para suas redes e lhes dando diariamente uma infinidade de dados pessoais que usarão para obter ainda mais lucro e poder.

Suas redes parecem onipresentes e inescapáveis. Afinal, qual a alternativa? De fato, isoladys, como nos querem, não temos opção senão nos submeter a suas redes de dominação. Mas juntys podemos nos organizar para construir e habitar novas redes, que estejam sob nosso controle e sirvam aos nossos interesses.

Esse vídeo é um chamado para se somar a nós no Fediverso e, aos poucos, desertar as plataformas corporativas. É um vídeo feito para ser assistido e discutido em grupo. E por isso incentivamos a organização de cine-debates e disponibilizamos um zine em PDF com todo o texto do vídeo, mais informações sobre o Fediverso e uma seção com perguntas para estimular a conversa.”

░░░░░░░░░░░░

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.