•
Somente no período do Presidente Lula o Brasil dispôs de embaixada na Coréia do Norte. Não teve parte durante a guerra, no início dos Anos 50, o Presidente Getúlio Vargas não topou embarcar em mais uma parceria desigual com os Estados Unidos, naquela vez, no assalto a um país que seria transformado em dois.
O jornalista Francisco das Chagas Leite Filho convidou Arnaldo Carrilho, diplomata responsável pelo primeiro momento verde e amarelo na nação asiática, e desenvolvem temas que tanto repulsam a ignorância teleguiada e espontânea quanto as boas curiosidades norte-coreanas.
É recorrente a dúvida ocidental, de ‘democracias’ sólidas como papel, sobre liberdades naquela península da Ásia, e tal qual em outros afetados por intromissões na soberania alheia, como embargos e bloqueios econômicos, a defesa que sobra é contar com a reorganização interna para superar as históricas agressões externas.
Neste jogo falacioso, o roteiro é “O país mais isolado do mundo” da vez, termo que periodicamente tem aplicação contra os que não entram no jogo do picadeiro geopolítico das transnacionais.
•
•
•
░░░░░░░░░░░░