Arquitetada Inconsciência

Um culto para quase meia-dúzia de ignorantes publicar aquela imagem em que veste camisa com o que crê algo de cultura afro. A que em oportunidades especiais diz-se parda, vai além do fetiche e solta um dos slogans que exigem as datas especiais, prometendo cancelar quem mencionar Morgan Freeman, esta grande alma que proporciona a racistas dos outros 364 dias um milímetro de conhecimento anual e centenas, milhares de likes e followers (e o unfollow do que não sabia que era de Esquerda!) babosos de ativismo; ela que saberá do outro Mr. Glover quando este morrer e a amiga descolada mostrar duas imagens básicas, em Cuba (ela tem o boné!) ou apoiador da Revolução Bolivariana (crítica e consciente, ela tem sérias divergências contra o Regime do Maduro!). O progre, preservado detrás do vidro fumê, preocupado a depender de como se aproximam os pedintes, pratica a bagagem cultural que ostenta na vida medíocre, está ali, atualizadaço, mandando um #VidasNegrasImportam. Ou uma dona da festa, que fala desde o lugar, a promover o currículo (todos os anteriores também estavam, conotativa ou denotativamente, serve como escudo contra revelá-los pessoalmente), reina com fontes de estudos de influentes desde as Metrópoles e nacionais desconhecidxs da maioria de cyber-defensorxs ocasionais, a esfregar na cara de quem quer que pergunte qual a edição do quinto livro à direita na selfie com a estante ao fundo de primeiro plano. Ausente das comemorações especiais, Comandante Bishop, o verbo é preciso e a prática, cortante. (Ricardo S.)

“(…) And while all of this is going on, sisters and brothers, there are so many people in the world who are unemployed, so many people in the world who are going to bed hungry every single night, so many millions in the Third World who are illiterate and whose governments either do not care or feel they cannot do anything to solve that problem. Unemployment, hunger, malnutrition, disease, illiteracy – these are the crimes and the sins that are committed upon the poor developing countries of the Third World while the industrialized countries continue to exploit our resources and keep the profits. (…)”

.

“(…) E enquanto tudo isso está acontecendo, irmãs e irmãos, há tantas pessoas no mundo que estão desempregadas, tantas pessoas no mundo que vão para a cama com fome todas as noites, tantos milhões no Terceiro Mundo que estão analfabetos e cujos governos não se importam ou sentem que nada podem fazer para resolver esse problema. Desemprego, fome, desnutrição, doença, analfabetismo – esses são os crimes e os pecados que são cometidos sobre os países pobres em desenvolvimento do Terceiro Mundo, enquanto os países industrializados continuam a explorar nossos recursos e manter os lucros. (…)”

Maurice Bishop
(Hunter College, NYC – 05/06/1983)

#DiaDaConsciênciaNegra
#PatriaGrande

░░░░░░░░░░░░

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.