Os diários de um Mago

24-02-2016a

Nas entrevistas mais recentes com os boleiros, a internet tem sido bem citada. É claro que está bem longe da popularidade de citações como “respeitar o adversário” – e rola cotovelada ou cusparada durante o jogo -, “o grupo tá unido, o grupo tá fechado” – e torce o bico quando é substituído -, ou em tempos de mercados agitados, “não chegou nada (proposta) até agora” – e na semana seguinte o cara vai para o melhor time da Cracóvia…

Mesmo armados de laptops e tantos eletrônicos de última geração, são poucos os jogadores que percebem a importância de estar com uma página na rede mundial. Claro que o acesso tecnológico, infelizmente, segue à risca a cartilha da economia, e no futebol “não poderia ser diferente”, haja vista a maioria destes levar a vida mais como trabalhadores/operários do entretenimento que trabalhadores/artistas. Os dvd’s são uma exceção, hoje, tal qual fora com as fitas VHS, os disquinhos platinados ajudam bastante a movimentar o mercado da bola, encurtar caminhos e cruzar fronteiras, mas com o auxílio dos computadores tudo fica mais célere e acessível.

Um dos aditivos para o Lado D dos Esportes foi a constatação do acervo considerável na internet, a possibilidade de interatividade com sítios que recuperam a memória do Esporte. Feito por fãs/torcedores de tudo que é modalidade, não vai dar bola fora quem quiser tirar as dúvidas nos grandes sites de busca, os quais certamente trarão blogs, fotologs, vídeos e as raras homepages dos próprios atletas.

Em 2008, o chileno Jorge Valdivia saiu do futebol brasileiro e seguiu para os estádios dos Emirados Árabes Unidos, da Sociedade Esportiva Palmeiras para o Al Ain Football Club. Graças à internet e ao êxito da sua passagem pelos gramados do Brasil, a admiração e a dor de cotovelo fez com que muitos torcedores continuassem a procurar informações sobre “El Mago” na terra dos sheiks. Duvida que tinha desde fotografias a vídeos editados com jogadas e gols, diariamente publicados, e pra variar, não era um ponto.com oficial do Valdivia? 

Pois bem, a Sanches, torcedora de “primeira hora” do Palmeiras, é uma destas fontes. Ela mantém desde 2007  o Fotolog do meia de sorriso largo, iniciativa que cresceu e migrou também para outras linguagens online. Com blog, Facebook e um canal no YouTube, ela disponibiliza farto material sobre o chileno, e pegando carona neste conteúdo, apresenta bastante como é o futebol no país hermano Chi-Chi-Chi-Le-Le-Le, no habib Emirados e aqui no Brasil. Para bom observador, como torcem, de que maneira são os estádios, a cor da camisa, quem também joga por lá, como fazem o jornalismo esportivo, enfim, muito mais que os vinte e dois dentro de campo.

Em bate-papo com ela através de e-mail, a tônica de intercâmbio cultural continua. Além do ponto de vista de cada internauta que visita os seus “diários de um mago”, é possível saber que, para quem faz vistas grossas e acha que possa ser tietagem ou algo do gênero, surge como grande chance de aproximar pessoas e países. Num tempo em que a avalanche de informação, como insistem em rotular, é incapaz de sufocar até mesmo a xenofobia, a espontaneidade é ótimo ingrediente para que a gente conheça caras e costumes de outras fronteiras, a partir do passaporte de um esportista relatado por um(a) torcedor(a). Jornalismos esportivo e cultural cheios de magia!

✰ ✰ ✰

(Na sequência, a entrevista, imagens, links dos diários e um vídeo dedicado ao Valdivia, à Sanches e ao maior rival de sempre!)

✰ ✰ ✰

A_Luzerna_Falas Lado D dos Esportes Por que este trabalho em torno do Jorge Valdivia?

A_Luzerna_Falas Sanches Bom, tudo isso começou de maneira bem descompromissada, no início jamais imaginaria que se tornaria um canal de informação como hoje é, sequer que duraria tanto tempo. Sou palmeirense desde que nasci, e sempre acompanhei o futebol em geral. Quando o Valdivia chegou ao Palmeiras, como qualquer torcedor, fui buscar informações sobre o atleta, e rapidamente percebi que se tratava de um jogador diferenciado, aliás, não somente eu, como boa parte da torcida.

24-02-2016bCoincidentemente, eu tinha (tenho) alguns amigos chilenos, torcedores do Colo Colo, que estavam bem empolgados com a vinda do Mago ao Brasil, e eles, sabendo do meu fanatismo por futebol e pelo Palmeiras, sempre me perguntavam como ele estava indo, queriam notícias, fotos, qualquer coisa. Disso, um desses amigos me sugeriu a criação de uma página, para que eu facilmente pudesse mantê-los atualizados, e me sugeriu o Fotolog, que é um site de fácil manutenção, e onde os visitantes poderiam deixar comentários e interagir de certa forma.

A princípio, achei a ideia um tanto exagerada, mas certo dia, após um jogo no Palestra (uma derrota), estava com meu irmão na saída do Matarazzo, e ficamos lá conversando, vendo os jogadores saírem em seus carros, e os torcedores irem até eles pedindo fotos e autógrafos, mas sem causar muito furor, alguns abriam a janela, acenavam e seguiam para suas casas. Até que o Valdivia apareceu num táxi, e para a surpresa de todos que lá estavam, ele desceu do carro para atender os torcedores, causando um enorme furor, embora chateado com a derrota e reclamando do juiz, foi muito simpático e atendeu a todos que lá estavam, e só então voltou pro táxi e seguiu. Nesse dia tive a certeza de que se tratava de um jogador diferenciado, e não somente pelo seu futebol, e vi que devia aceitar a sugestão de meu amigo Pedro e criar esse espaço online, pois percebi o porquê para eles era importante ter alguém que os mantivesse de certa forma em contato com o ídolo. E assim, basicamente a “brincadeira” começou.

A_Luzerna_Falas LDE Que legal! E o Pedro e demais hermanos chilenos, então estão acompanhando? Você conseguiu “cooptar” alguns para torcer para o Alviverde?

A_Luzerna_Falas Sanches Com certeza! Hoje eles são perfeitos palmeirenses, e continuaram interessados no Palmeiras mesmo após a saída do Valdivia (embora tenham ficado realmente chateados com a eliminação da Libertadores, mas não nervosos, pois culparam o próprio time). Sem dúvida, a presença do Mago aqui no Palestra fez crescer considerável a popularidade do Palmeiras no Chile. Aliás, constantemente reclamavam que tinham dificuldades para encontrar camisas oficiais do Palmeiras à venda por lá, e com isso muitas camisas “alternativas” começaram a se espalhar pelo mercado. Vejo aí que o clube e a Adidas perderam uma boa oportunidade, aliás, pra falar a verdade, acho que o Palmeiras poderia ter explorado mais a imagem do Valdivia, não só aqui no Brasil, mas também no Chile, como pude ver nesse lance das camisas.

A_Luzerna_Falas LDE Falando na dimensão inesperada como canal de informação, a que você atribui a procura pelos quatro espaços? Vi que tem até árabe participando com comentários! Aliás, pensou muito sobre o primeiro, o Fotolog, e estendeu em YouTube, blog e Facebook… Cá entre nós, tudo é preenchido com material difícil de encontrar, hein?

A_Luzerna_Falas Sanches Bom, sobre os quatro espaços, um puxou o outro, o YouTube foi algo natural, eu simplesmente colocava os melhores (ou mais recentes) vídeos no espaço para links do Fotolog, mas logo isso não era mais suficiente. Então resolvi criar uma conta para reunir os vídeos favoritos, e daí comecei a postar vídeos também. O YouTube acabou sendo tão ou até mais importante que o Fotolog, já que estamos falando de futebol e as pessoas, obviamente, querem ver os lances, as jogadas e os gols. Querem ver ação.

O blog surgiu por uma deficiência do Fotolog, ao menos para as contas gratuitas dele. Onde somente 1 (uma) imagem pode ser exibida e há um limite de 20 (vinte) comentários diários, que não eram suficientes. Além disso, o Fotolog habilita somente usuários a deixarem seus comentários, o que limita um pouco essa interatividade. No início ele funcionava bem, mas dava muito mais trabalho, e apesar do espaço livre para interagir, ele não obtinha a mesma resposta que o Fotolog. Quando passei para uma conta paga, o blog perdeu um pouco do propósito. De qualquer forma, ele continua lá.

Já o Facebook, que ainda não é muito popular no Brasil, mas já é muito popular no Chile, veio por sugestão no próprio guestbook do Fotolog. Na verdade, nem eu o conhecia, mas achei bem interessante, pois ele me permite reunir tudo, e é atualizado simultaneamente com o Fotolog ou o YouTube, além de possibilitar a publicação de notas ou redirecionar links sobre alguma notícia em outro site.

Sobre os árabes, como dizem: “Caiu na net, caiu no mundo”, é bem por aí, assim como nós palmeirenses fomos atrás de informações sobre o Mago quando ele chegou ao Palmeiras, os árabes fizeram o mesmo. E eles acabaram se tornando “cúmplices” nisso tudo, já que não é muito fácil conseguir informações dos Emirados. Não só eles como outros torcedores acabam ajudando bastante, tanto que deixo um espaço no Fotolog, onde podem mandar fotos, e isso ajuda muito.

A_Luzerna_Falas LDE Poderia contar algumas passagens curiosas dos visitantes? Valem as boas e também as dos corintianos, são-paulinos…

A_Luzerna_Falas Sanches Não é muito comum aparecerem torcedores rivais, e quando aparecem, geralmente também são admiradores do futebol do Valdivia, sempre deixam mensagens positivas, nunca tive muitos problemas com isso. Já teve casos de corintianos pedindo pra ele voltar, dizendo que apesar dele sempre dar um baile no Corinthians, era um prazer vê-lo jogar. Alguns fatos engraçados são quando pensam que eu sou o próprio Valdivia, alguns já chegaram até a discutir falando que eu estava “escondendo o jogo”… (risos)

A_Luzerna_Falas LDE No “amigos/favoritos” do Fotolog a gente vê que outros jogadores têm sítios no formato deste do Mago. Pelo que possivelmente troca de informações com o pessoal que os atualiza, e claro, para você também, o que é mais legal em criar e manter estes trabalhos?

A_Luzerna_Falas Sanches Sim, existem muitos fotologs do tipo, mas a maioria não dura muito tempo, por qual razão, não sei. O legal de manter estes trabalhos é justamente a resposta e a interação das pessoas, você acaba até fazendo algumas amizades, em alguns casos, quando atualizo o Fotolog tarde, colocam mensagens do tipo: “Só estava esperando atualizar pra ir dormir”, o que é muito legal pra quem mantém o espaço, seja Fotolog, blog, etc… que aquilo de certa forma faz parte da vida das pessoas que acessam diariamente.

A_Luzerna_Falas LDE Você falou ser palmeirense, e por acompanhar o camisa 10 acabou despertando afinidades com o Colo Colo, o Al Ain e a seleção do Chile, tal os hermanos com o Verdão?

A_Luzerna_Falas Sanches Pelo Colo Colo e pela “Roja”, sim, é impossível não se “contagiar” com eles, o povo chileno é tão apaixonado por futebol quanto nós brasileiros. Já afinidade pelo Al Ain, honestamente, é difícil, acompanho na medida do possível, mas daí a ter uma afinidade, realmente não há.

24-02-2016c

A_Luzerna_Falas LDE E a possibilidade do retorno para o Palmeiras, o que acha? Vi que os comentários nos seus canais estão inflamados com esta hipótese! Por estar no ar desde 2007 e manter-se de pé (dizer ‘fiel’ queima o filme, né?) mesmo após a saída dele para o Al Ain, não caberia uma comissão para a Aline nesta transação? (risos)

A_Luzerna_Falas Sanches Olha, a minha “comissão” pode ser simplesmente o seu retorno, e uma Libertadores de “bônus”, juro que não quero mais nada! (risos)

A_Luzerna_Falas LDE Mesmo com o “anonimato” nestes trabalhos, pensa em continuar no, digamos, jornalismo esportivo ou algo parecido?

A_Luzerna_Falas Sanches Quem sabe, já pensei várias vezes sobre o assunto. Mas acho o jornalismo esportivo meio “sujo”, muitos profissionais duas caras e com interesses pessoais, e não pretendo (ao menos nesse momento) me meter nisso.

A_Luzerna_Falas LDE A “10″ agora é sua!!!

A_Luzerna_Falas Sanches Que responsabilidade! (risos) Gostaria de agradecer ao Lado D pela oportunidade de falar um pouco sobre esse trabalho, e também às pessoas que visitam diariamente, que como eu disse lá no começo, são o que me motivou a criar e manter isso tudo. E claro, ao Mago, que esperamos que volte logo para nos ajudar a conquistar mais títulos pelo Palmeiras, e nos encher de alegria com seu futebol.

24-02-2016d

* Fotolog: http://www.fotolog.com.br/el_mago_valdivia;

* YouTube: http://www.youtube.com/user/mago10valdivia;

* Blog: http://mago10valdivia.blogspot.com;

* Facebook: http://www.facebook.com/mago10valdivia.

• • •

por Ricardo S.
Imagens: Reprodução/www
Publicado em 16.09.2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.