Joelhos de Porco

24-01-2016c

Qualquer semelhança do título acima com a lendária banda paulistana “Joelho de Porco” é mero trocadilho! Mas as joelhadas e caneladas proporcionadas com a camisa do Porco (Palmeiras) são o tema do bate-papo com Fábio Areias Silva, criador do blog “De Gioino a Bizu”.

Corintiano enrustido? Sabotagem de tricolor? Hummm… nada disso! O Fábio é palmeirense, mas optou por contar parte da história do seu clube do coração através, segundo ele, dos pernas de pau do passado e do presente alviverde. Aliás, o “segundo ele” é recorrente, tanto por ser quem atualiza o site quanto pela opinião personalíssima, pois como dizem, no Brasil são milhões de técnicos de futebol, daí que as escolhas do autor certamente encontram divergências, inclusive entre os torcedores do time.

Quando conheci aconteceu desta maneira, como acho que seja a sensação de qualquer um que tenha opinião e encontre um espaço opinativo, e que tirar casquinha também faz parte do jogo. Há 7, 8 meses sou um dos visitantes, coloquei no “Favoritos” para acompanhar esporadicamente e compreender mais de um conteúdo que, a princípio, não estaria em meio aos prediletos, pelo próprio enfoque de tirar onda. Mas o lance histórico é maior, o Fábio é torcedor, as brincadeiras ficam só no lado profissional, e uma característica original das mídias independentes: o conteúdo que surge também pelos leitores! Nos comentários, estes vêm sendo diferenciais, pois não pagam o ingresso para escrever apenas “Gostei do seu blog, visite o meu”, ou um torcedor rival a soltar o verbo, ao contrário, já oferecem os materiais que Silva adianta nos posts não tê-los. São fotografias, histórias que ganham continuidade com o conhecimento dos visitantes, óbvio, igualmente torcedores, em reconhecimento pelos escritos bem humorados.

Aí a diversão é garantida, principalmente se o leitor não for um dos “homenageados” do blog. Mesmo assim, o boleiro que acessá-lo entenderá que pode ter sido a pouca oportunidade que o fez ganhar a lembrança no De Gioino a Bizu, como aconteceu com estes dois jogadores que dão nome: chegaram ao clube em época de vacas magras. Sem falar que até em seleções os arranca-topos saíram e saem bem na foto, os que geralmente têm mais apego à camisa – sim, embora ameaçado$ de extin$$ão pelo andar do futebol – que técnica no drible ou num passe mais longo… Que falta fazem aqueles que “comem a grama”!

Vale a curiosidade e o clique desde o início, ou quem já viu uma foto estilo “em pé/agachados” como a escolhida para o logotipo? Tudo interessava naqueles segundos que antecediam o pontapé inicial da partida, menos as lentes dos fotógrafos… Um por um, todos por nada. Nem o mascote, sempre os mais entusiasmados nestas horas, olhou o passarinho, ou havia passado uma revoada? Era 1981, início da década que os palmeirenses não encontrarão melhor (pior, no enfoque do torcedor “rancoroso”!) fonte que o site do Areias; na revista Placar dos campeões, desistam. Para quem acompanha e gosta do time da Turiassu, é como diz o Raul Seixas: “Hey, Anos 80, charrete que perdeu o condutor”!

. . .

A_Luzerna_Falas Lado D dos Esportes Oi, Fábio! Como é trazer a história de um clube, no caso, o Palmeiras, sendo torcedor do mesmo e através, basicamente, do que entende haver sido negativo nesta trajetória?

A_Luzerna_Falas Fábio Areias Silva O blog De Gioino a Bizu acho que é um jeito bem humorado e alternativo de contar memórias alviverdes através dos jogadores mais bisonhos que já jogaram pelo Palmeiras. O blog surgiu no início do ano (2009), de uma brincadeira entre amigos ao lembrar os piores jogadores que ousaram vestir a camisa do time de coração. Foi uma coisa sem pretensão nenhuma, talvez apenas descarregar a raiva de tantas caneladas e jogadas patéticas.

A_Luzerna_Falas LDE Mas às vezes você mescla com algo “normal”, o que o Alviverde teve e tem de bom. Acha que os caneleiros são os únicos vilões? Digo isso porque o Gioino, que dá nome ao blog, pode até ser ruim de bola, mas a “política do bom e barato” não cola em time grande, e foi numa dessa que o cara chegou. E o Bizu, naquela época a carga sobre o time era tão pesada que nem as Academias levantariam um troféu…

A_Luzerna_Falas FAS De maneira alguma os caneleiros são os únicos vilões. Na verdade, até prefiro os jogadores caneleiros, mas com alguma vontade, do que os mercenários e os craques sem comprometimento. Obviamente, gostaria que o Palmeiras sempre tivesse onze craques jogando, mas até na época da Parmalat tivemos nossos Alex Alves e Junior Tuchê da vida. Todo time tem pernetas no elenco, mas acho que nós palmeirenses somos mais ácidos e bem humorados que os outros. Com isso, alguns jogadores limitados acabam sentindo a pressão, fazendo jogadas bisonhas e acaba parecendo que os nossos pernetas são piores que os pernetas dos outros (hehehe)…

A_Luzerna_Falas LDE E a recepção, satisfaz as suas pretensões para quase um ano de trabalho?

A_Luzerna_Falas FAS Meu blog é muito pequeno, tem uma divulgação patética, mas sempre aparece um pessoal para também contar suas memórias de determinado jogador ou de alguma partida. Isso é muito legal! Todo mundo que comenta entendeu que a intenção do blog é criticar os jogadores, e nunca o Palmeiras. O blog De Gioino a Bizu nunca vai ter um milhão de visitas, mas fico muito satisfeito quando alguém comenta. Para algo que começou apenas como uma brincadeira, tá mais do que bom.

A_Luzerna_Falas LDE Sim, entendo, quando é segmentado é provável que isso aconteça, ainda mais se o time for grande, tem muitos torcedores e aumenta a chance de também ter vários sites. Você falou em divulgação, acrescentou que seria “patética”, mas como é feita no seu caso, tem mais no virtual ou a partir daqueles amigos outros leitores vão chegando – na publicidade do “boca a boca”? Da minha parte, cheguei ao seu trabalho pelo Mídia Palestrina…

A_Luzerna_Falas FAS Acredito que a maioria das pessoas chegou ao meu blog pelo site Mídia Palestrina e nos links dos outros sites palmeirenses. É tudo meio amador, mas de uma maneira ou outra os leitores do meu blog acabaram descobrindo esse espaço.

Acho que seria muito interessante se outros torcedores lançassem blogs sobre seus clubes contando o seu lado da história da maneira que lhe convir. Por exemplo: alguém com mais de 50, 60 anos contando sobre jogos históricos das Academias do Palmeiras nas décadas de 60 e 70, ou alguém lançar um site sobre curiosidades históricas do Palmeiras, ou alguém fazer um blog sobre clássicos inesquecíveis, etc, etc. Enfim, ainda há um universo enorme a ser explorado.

A_Luzerna_Falas LDE Ainda falando de mídia, qual a sua opinião sobre os sites palmeirenses que você conhece? E sobre os grandes veículos, até onde procedem aqueles argumentos do tipo “tal canal é flamenguista”, “aquele outro é são-paulino”, “a rádio x é corintiana” ou “o determinado time é perseguido pela imprensa”. É um dos motivos para a galera segmentar e trocar informações ou é mania de perseguição mesmo?

A_Luzerna_Falas FAS No começo, sempre acompanhava os sites “Palmeiras OnLine” e o “Palmeiras Todo Dia”, pois achava o site oficial do Palmeiras uma porcaria. Nos últimos três anos pra cá, começaram a surgir blogs e sites muito atuantes no dia-a-dia do clube. Destes destaco o “Mondo Palmeiras”, o “Parmerista”, o “3VV” e o “Chiqueiro Verde”. Acho que é uma forma que nós palmeirenses encontramos para “fiscalizar” o clube e passar a informação de maneira correta aos torcedores.

Porém, me parece claro que a grande mídia é tão parcial quanto os sites de torcedores. Comparo a cobertura esportiva com a cobertura política: os veículos de comunicação sempre possuem uma preferência, mas nunca a assumem e fingem ser imparciais, aí acabam forçando uma situação constrangedora.

A_Luzerna_Falas LDE É por aí mesmo… O De Gioino a Bizu então vai continuar, os leitores terão surpresas, há muitas caneladas para trocar em 2010, 2011 e subsequentes? Ah, não podia deixar perguntar se foi difícil dar nome ao blog, haja vista a quantidade razoável de craques ao avesso que passam pelos clubes de futebol: eles não estariam sendo zoados, uma vez que foram comprados no “bom e barato”, ou você assina embaixo?

A_Luzerna_Falas FAS Com certeza o blog vai continuar com as suas caneladas. Essa é a essência do blog (hehehe). O maior problema é encontrar fotos dos pernetas com a camisa do Palmeiras. Por exemplo, até hoje procuro uma foto do Carlos Castro, que foi contratado pelo Palmeiras em 2003 e não fez nenhuma partida. Registros de perebas da década de 80 também são complicados de achar.

Com relação ao nome do blog, eu pensei em 3 nomes de ruindades que quase todos os palmeirenses se lembrariam: Bizu, Gioino e Darinta. Como as caneladas do Gioino são mais recentes, ele foi um dos “homenageados”. Entre o Bizu e o Darinta, achei o nome do Bizu mais engraçado para o blog, mas fica a menção honrosa ao Darinta.

A_Luzerna_Falas LDE Inevitável: como virou palmeirense?

A_Luzerna_Falas FAS Foi influência do meu pai. Infelizmente, quase toda a minha família é bambi, mas jamais meu pai deixaria eu e minha irmã irmos para o lado rosa da força.

Curiosamente, virei palmeirense “oficialmente” em uma tragédia verde: após sermos eliminados em casa contra a Ferroviária, no Campeonato Paulista de 1990, em um jogo que precisávamos apenas de uma vitória simples para ir à final do campeonato. Vendo meu pai chateado com a eliminação, falei a ele que seria palmeirense para animá-lo um pouco.

A_Luzerna_Falas LDE Em relação ao clube, o que acha que virá ainda neste final de década e no decorrer da outra, claro, no sentido de política, plantel atual e os atletas que sobrarão para a próxima formação? E quanto ao novo estádio, é a favor da demolição e “modernização” do atual Palestra Itália? Já demolir o time atual…

A_Luzerna_Falas FAS Vou começar pelo final. O time atual, com exceção de 3 ou 4, pode ser demolido, enterrado, colocado no paredão, qualquer coisa. Infelizmente, consegui esse ano material farto para meu blog. Porca miséria!

Sou a favor da modernização do Palestra Itália, mas confesso que vou sentir muita falta de assistir a um jogo nas arquibancadas duras do Palestra. Acho nosso estádio único, agradável e lá dentro transborda emoção. Mas enfim, é o ônus dos tempos modernos.

Espero que nos próximos anos apareçam cada vez menos jogadores para entrarem na galeria da fama do meu blog. A esperança nunca morre. Confio muito no Beluzzo, mas às vezes ele parece muito ingênuo.

Bom, fica a sugestão para alguém fazer um blog com os piores dirigentes que passaram pelo Palmeiras. Afinal de contas não foram poucos. O nome pode ser “De Mustafá a Gennaro Marino” (hehehe)…

A_Luzerna_Falas LDE Fábio, 47 do segundo tempo, 0 0, Parque Antarctica lotado e o Palmeiras joga pela vitória, tocaram a bola para você!

A_Luzerna_Falas FAS Ah, eu faço o gol. De canela, tropeçando e desajeitado, mas faço o gol (hehehe). No melhor estilo Gioino de finalização! Abraços.

Texto: Ricardo S.
Imagem: Reprodução
Publicado em 02.12.2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.